quinta-feira, 27 de maio de 2010

Partido Socialista e as Eleições Presidenciais

O Partido Socialista e a sua Direcção cometeram um erro ao não terem apoiado Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais. O seu candidato Mário Soares acabou por ter uma votação muito abaixo da que foi conseguida por Manuel Alegre.
E se juntarmos os votos obtidos por estes dois candidatos, mais os votos daqueles que não votaram nem num nem noutro, devido à situação mal explicada, ou pelo menos mal compreendida por muitos votantes, creio que se o Partido Socialista tivesse apoiado Manuel Alegre em vez de ter apoiado Mário Soares, provavelmente o seu candidato teria ganho as eleições presidenciais.
Alias, estou convencido – desde sempre – que foi este erro do Partido Socialista e da sua Direcção, que originou a vitória de Cavaco Silva.
Se refiro esta questão neste momento, é porque estamos à beira da tomada de decisão deste Partido sobre qual o candidato a apoiar, quando já se sabe desde há muito que Manuel Alegre é novamente candidato.
Com tantas dúvidas por parte de quem deve decidir, com opiniões de dúvida e invocação de consciência pessoal junto da comunicação social, por parte de quem tem peso junto dos eleitores, pergunto se com toda esta polémica não estará o Partido Socialista e a sua Direcção a preparar o terreno para nova vitória eleitoral de Cavaco Silva na próximas eleições presidenciais, em vez de criar condições para a vitória do seu próprio candidato?